Confira esse conteúdo pelo YouTube!
POR QUE INVESTIR EM AÇÕES NA BOLSA DE VALORES?
Bolsa de valores nada mais é do que uma ferramenta de acúmulo de patrimônio.”
Tudo o que você vai ver nesse artigo
- 00:01 Introdução
- 01:40 Bolsa de valores não tem risco de queda
- 02:20 O que é a bolsa de valores
- 02:48 Por que investir na bolsa de valores?
- 04:45 Objetivo dos investimentos em ações
Introdução
O assunto sobre investimento em ações na bolsa de valores é extenso e com muitas teorias, muitas filosofias de investimento. As opiniões que existem por aí são das mais diversas possíveis.
E claro que a maioria das coisas que se falam sobre bolsa de valores relacionado ao pequeno investidor é muito besteira. É muita coisa que não serve para nós, investidores amadores. Então, eu vou traçar uma linha de raciocínio para explicar exatamente como o pequeno investidor pode usufruir da bolsa de valores para o acúmulo de patrimônio.
E uma coisa muito importante: não existe um método de investimento melhor que o outro. Se você seguir o meu método, não quer dizer que ele dará mais retorno que o método do canal A, B ou C. Eu não acho que o meu método é melhor do que o de Fulano. Eu só acho que ele é o mais adequado ao investidor amador. E uma coisa eu garanto: ele é o método mais tranquilo, mais sossegado.
Você seguindo o meu conteúdo, você terá todas as ferramentas para atingir a tranquilidade financeira da forma mais sossegada possível. Será o método mais rentável?
Não sei, porque eu não prevejo futuro. Porém, eu garanto que a sua jornada será a mais tranquila. Ao longo da sua construção de riqueza, você terá mais tempo livre, vai poder cuidar mais da família e da sua saúde, terá mais tempo para obter novas fontes de renda. E vai sempre dormir sossegado, sabendo que seus investimentos estão em ativos seguros.
Após essa introdução, fica a recomendação de leitura do meu ebook 5 ERROS DO INVESTIDOR INICIANTE. Clique aqui para baixá-lo, gratuitamente.
Em adicional, é importante para quem ainda não leu o artigo O QUE É RENDA FIXA. Nele, eu explico a diferença entre renda fixa e renda variável, para você entender direitinho porque a renda variável é o local ideal para o acúmulo de patrimônio.
A bolsa de valores NÃO TEM RISCO de queda
A grande maioria das pessoas não se sente confortável com a renda variável por causa do risco de queda. Aqui está o primeiro pensamento errado. A renda variável, a bolsa de valores, não tem risco de queda. Ela tem uma certeza de queda.
A palavra risco é usada de forma muito inadequada pelos coringas e youtubers (de plantão). Nós vamos apender o que é risco, além de como fazer o controle de risco. E como nos proteger dessa certeza de queda da bolsa.
O que é a bolsa de valores
Nada mais é do que uma ferramenta financeira para acumular patrimônio.
As pessoas que entram na bolsa de valores visando ganhar dinheiro, obter uma renda extra mensal….essas pessoas, na verdade, fazem é perder dinheiro; além de perder saúde.
A ilusão de enriquecimento rápido que a bolsa traz fazem as pessoas realizarem operações mais arriscadas, de curto prazo, o que leva à perda da saúde mental. Assim como perda de dinheiro. Se você entrar na bolsa visando obter dinheiro, você vai sustentar o sistema.
Por que investir na bolsa de valores?
Então, por que investir na bolsa de valores?
Porque lá é o melhor local para o acúmulo de capital, justamente porque a explosão dos juros compostos ocorrem de forma mais eficiente. A bolsa de valores é um instrumento de remuneração de capital. É uma ferramenta financeira que irá remunerar o seu capital.
ROBIN: Mas pera aí, Batmoney..…..que capital?
Aquele capital, aquele dinheiro adquirido com o seu trabalho. É no seu trabalho que você irá ganhar dinheiro. Por isso, que a coisa mais importante é investir em você: na sua capacitação, para que você sempre busque melhores condições de trabalho. Então, procure ganhar mais, já que o aporte é o mais importante.
Ou seja, o seu capital – aquele dinheiro que você aplicar na bolsa de valores – será remunerado pelo lucro das grandes empresas em que você será sócio. Simples assim! Tornando-se sócio das boas empresas na bolsa de valores é a forma mais eficiente de acumular patrimônio. É onde os juros compostos, de fato, explodem:
A bolsa de valores, em si, é irrelevante. O que importa são as empresas que possuem o capital aberto e que te dão a possibilidade de você tornar-se sócio delas. Se as ações dessas empresas fossem negociadas no quiosque da esquina, perto aí da sua casa, então seria lá que você iria colocar seu dinheiro. Porém, as ações são negociadas na bolsa de valores, de forma online.
A bolsa de valores, em si, não tem importância. O que tem importância são as boas empresas que estão lá. Repito: as boas empresas. As empresas ruins, as empresas que acabaram de abrir capital (os IPO), as turnarounds – que são aquelas empresas que vão pro fundo do poço e voltam – e qualquer outro tipo de especulação, não deve fazer parte do seu portfólio de investimentos.
Por isso, é importante aprender o que são empresas boas. O que estudar para encontrar empresas boas. Assim como é preciso aprender, também, a ficar longe das tentações que o mercado financeiro oferece. Há alguns mecanismos que nos ajudarão a nos manter longe disso.
Até agora, essa explicação foi apenas uma introdução para que você mude seu pensamento sobre a bolsa de valores.
Objetivo dos investimentos em ações
O objetivo dos investimentos é acumular patrimônio, tornando-se sócio de boas empresas. Essa coisa de obter renda extra mensal, complemento do seu salário….é bobagem! É ilusão. Você vai ver que existe um longo caminho até que isso aconteça.
É fundamental desenvolver a mentalidade de ser sócio das grandes empresas. Esqueça o termo “ações”, esqueça “papel”, esqueça “bolsa”, esqueça notícias, esqueça preço! Você vai ser sócio de uma empresa. Ou seja, você vai comprar um pedaço de um negócio lucrativo. Nada mais que isso.
Essa mentalidade de ser sócio é que vai nos manter vivos na bolsa de valores quando as quedas ocorrerem, nos momentos de crise.
Então, lembre-se: por que investir na bolsa de valores?
Para acumular capital. A bolsa de valores nada mais é do que uma ferramenta financeira para remunerar o seu capital, através do lucro das grandes empresas que você será sócio.
Até a próxima!
Outros conteúdos que valem a pena conferir!
O que é CDB
https://blog.batmoney.com.br/o-que-e-cdb/
Comprando Minha Primeira Ação
https://blog.batmoney.com.br/desafio/